Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
2




Partilhe este Site...


“Nós, que sobrevivemos aos Campos, não somos verdadeiras testemunhas. Esta é uma idéia incômoda que passei aos poucos a aceitar, ao ler o que outros sobreviventes escreveram – inclusive eu mesmo, quando releio meus textos após alguns anos. Nós, sobreviventes, somos uma minoria não só minúscula, como também anômala. Somos aqueles que, por prevaricação, habilidade ou sorte, jamais tocaram o fundo. Os que tocaram, e que viram a face das Górgonas, não voltaram, ou voltaram sem palavras”.

Primo Levi


ACESSE O GRUPO DE PESQUISA NO DIRETÓRIO DE GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ

CNPq


 

 


Centros de documentação e arquivos on-line
Centros de documentação e arquivos on-line

ARQUIVOS

 


2013 - Crimes da ditadura

Descrição: Relatório preliminar de atos de persecução penal desenvolvido pelo Ministério Público Federal acerca de graves violações de direitos humanos cometidos por agentes do Estado durante a ditadura.

 

2013 - Infographic: ICTY Facts & Figures

Descrição: Infográfico desenvolvido pelo Tribunal Criminal para a Iugoslávia, em janeiro de 2013.

 

2011 - La Sentencia Completa del Juicio por la verdad del Genocidio Armenio (Argentina)

Descrição: Trata-se do juizo histórico levado a cabo em tribunais federais argentinos e que culminou na condenação da Turquia pelo Genocídio Armênio.

 

2010 - Resolution 1966 (Security Council)

Descrição: Resolução 1966 do Conselho de Segurança da ONU, estabelece o estatuto para mecanismos de Tribunais Criminais Internacionais.

 

2007 - Aplication of the Convention on the Prevention and Punishment of the Crime of Genocide (Bosnia and Herzegovina v. Serbia and Montenegro)

Descrição: Caso concernente à aplicação da Convenção sobre Prevenção e Punição pelo Crime de Genocídio no processo genocidário envolvendo a Bósnia e Herzegovina e Servia e Montenegro, julgado aos 26 de fevereiro de 2007. 

 

2005 - World Summit Outcome

Descrição: Adesão da Assembléia geral da ONU às metas do Milênio.

 

2004 - International Criminal Tribunal for Former Yugoslavia - Prosecutor v. Radislav Krstic - Appeals Chamber - Judgment - IT-98-33 [2004] ICTY 7 (19 April 2004)

Descrição: Julgador do Tribunal International para a Iugoslávia, tendo como réu Radislav Krstic, sentenciado aos 19 de abril de 2004.

 

2004 - Kosovo Fact Finding Mission

Descrição: Dossiê elaborado pela "Religious Freedom Coalition", divulgado em agosto de 2004 e que buscou evidências de ocorrência genocidária no Kosovo. 

 

2001 - International Criminal Tribunal for Former Yugoslavia - Prosecutor v. Radislav Krstic - Trial Chamber I - Judgment - IT-98-33 [2001] ICTY 8 (2 August 2001)

Descrição: Julgador do Tribunal International para a Iugoslávia, tendo como réu Radislav Krstic, sentenciado aos 2 de agosto de 2001.

 

2000 - Affirmation of the United States record on the Armenian Genocide Resolution

Descrição: Projeto de Lei que tramitou no Congresso dos Estados Unidos e cujo escôpo era o do reconhecimento do Genocídio Armênio, perpetrado pelo Império Turco-Otomano.

 

1993 - Statute of the International Tribunal for the Prosecution of Persons Responsible for Serious Violations of International Humanitarian Law Committed in the Territory of the Former Yugoslavia

Descrição: Estatuto do Tribunal Internacional de julgamento de pessoas responsáveis por sérias violações do Direito Humanitário Internacional cometidas no território da Iugoslávia desde 1991, U.N. Doc. S/25704, anexo (1993) e S/25704/Add.1 (1993), adotada pelo Conselho de Segurança aos 25 de maio de 1993, U.N. Doc. S/RES/827 (1993).

 

1989 - Milosevic's Speech in Kosovo Field,  28 June 1989

Descrição: Na comemoração dos 600 anos da Batalha do Kosovo (batalha travada entre uma coalizão liderada pelo príncipe sérvio Lazáro e o exército de Murad I, sultão do Império Turco-Otomano em 1389 e que marcou o controle otomano na península Balcânica por mais de 500 anos) Slobodan Milosevic realiza no local onde foi travada a batalha um discurso em que destaca a necessidade de união entre o povo Sérvio recorrentemente - indicando assim, a  retomada do projeto de construção da Grande Sérvia, que avançaria sobretudo pelo Leste da Bósnia -, sublinha a questão da desunião como um problema a ser enfrentado e encarado com bravura pelos governantes e pelo povo,  e pela primeira vez, Milosevic vocaliza a possibilidade de ocorrência de um novo conflito bélico na região em decorrência da tensão. Este discurso de Milosevic traz oculto alguns pontos do Memorando assinado por 16 membros da Academia de Ciências e Artes Sérvia em 1986. Neste memorando - que foi criticado em um primeiro momento por Milosevic e Karadzic - destaca-se que o governo de Tito enfraqueceu o poder do Estado Sérvio, o que, deu margem para o assassinato e humilhação dos sérvios em diversos pontos da Federação Iugoslava.

 

1950 - Nuremberg Principles

Descrição: Princípios de Direito Internacional reconhecidos em razão do Julgamento de Nuremberg.

 

1948 - Convention on the Prevention and Punishment of the Crime of Genocide

Descrição: Convenção sobre a prevenção e punição pelo crime de Genocídio adotada por meio da Resolução 260 (III) A da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas aos 9 de Dezembro de 1948.

 

1948 - International Bill Of Human Rights

Descrição: Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada por meio da Resolução 217 (III) pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas aos 10 de Dezembro de 1948.

 

1921 - The Trial Of Soghomon Tehlirian

Descrição: Julgamento de Soghomon Tehlirian, jovem armênio que executou Mehmet Talaat Paxá, Ministro do Interior do Império Otomano e principal mentor do genocídio armênio.

 


CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO ON-LINE

 


International Committee of the Red Cross

Descrição: Portal da Cruz Vermelha Internacional.

 

European Court Of Human Rights

Descrição: Site da Corte Européia de Direitos Humanos

 

Genocide Watch

Descrição: Observatório cuja finalidade é a de antever e impedir processos genocidários ao redor do mundo.

 

International Criminal Tribunal for Rwanda

Descrição: Reúne documentos do Tribunal Internacional para Ruanda, que julgou crimes perpetrados durante o processo genocidário ocorrido em Ruanda em 1994.

 

Nuremberg Trials Project

Descrição: Banco de documentos mantido pela "Harvard Law School Library" com aproximadamente um milhão de páginas de documentos relacionados ao julgamento de militares e líderes políticos da Alemanha Nazista.

 

Prevent Genocide International

Descrição: Banco de legislações que prevêm o crime de genocídio em leis domésticas e códigos penais, organizados por região.

 

Topographie des terrors

Descrição: Centro de documentação sediado em Berlim, no mesmo complexo onde antes funcionou a Polícia Secreta e a SS do Terceiro Reich.

 

TRIAL

Descrição: O portal  do "Trial Watch Project" propõe tarzer justiça às vítimas de crimes internacionais

 

United Human Rights Council

Descrição: A "United Human Rights Council" trata-se de um comitê da "Armenian Youth Federation", dos EUA, e que mantém em seu portal notícias sobre violações de direitos humanos por todo o mundo.

 

United to end Genocide

Descrição: Portal dedicado à prevenção e denúncia de processos genocidários.